Isabela, saboreando uma maçã.
Olá Pessoas!!Hoje a minha filhinha completa 6 meses \0/, é justamente nessa fase que os bebês começam a comer alimentos sólidos e o que mais nos afligem são as papinhas salgadas , já que até então nossos bebês só conheciam o gostinho adocicado do leite.
Conversei com o pediatra da Isabela e ele disse que não há uma data certa para inserir os alimentos, depende muito da necessidade de cada bebê, e isso você só vai descobrir conversando com o médico que faz o acompanhamento do bebê. No caso da minha filha , ele antecipou um pouquinho( 20 dias) a introdução dos alimentos já que ela não estava ganhando mais peso suficiente só com o leite materno. Eu preferi essa opção a introduzir leite industrializado ;)
Nesses 20 dias tenho notado que criatividade é algo muito importante nessa minha vida de personal mestre cuca da minha filha, por isso resolvi compartilhar com vocês algumas diquinhas de como precisa ser uma papinha e como escolher os legumes e frutinhas para o seu bebê. Vamos lá :
Na papinha do bebê não pode faltar carboidrato ( no início batata, batata doce, cará, nhame , deixe para inserir cereais mais na frente pois muitos contém Glutém e seu filho(a) pode ser alérgico) , proteína(carne vermelha, peixe, frango ou ovos), verduras e legumes. Você pode temperar com alho, cebola , salsa mas evite sal e deixe a pimentinha para mais tarde. Se optar por acrescentar azeite de oliva , não se esqueça de colocar na comida pronta pois quando usado no preparo dos alimentos perde propriedades importantes.
Evite cozinhar os alimentos na panela de pressão, as temperaturas altas podem fazer com que os alimentos percam o valor nutricional. Para compensar o tempo gasto cozinhando em panela comum você pode congelar a papa em um pote por até um mês. Não se esqueça de colocar na tampa do recipiente um adesivo indicando os ingredientes e a data do preparo, assim você não fica perdida na hora de descongelar.
Não bata a papa no liquidificador nem passe na peneira , pois seu bebê precisa aprender a reconhecer a diferença entre os alimentos, a papa amassada com o grafo também desenvolve a mastigação.
Evite oferecer grande quantidades de papinhas industrializadas, por terem conservantes, sódio e o valor nutricional dos alimentos reduzido.
Não existe quantidade exata de papinha para oferecer, mas encotrei na revista CRESCER que dos 6 aos 9 meses o bebê come de 4 colheres de sopa até aproximadamente uma xícara de chá e dos 10 aos 13 meses uma xícara e meia e de 1 a 3 anos um prato infantil. Na dúvida converse com o pediatra do seu filho.
Na hora de comprar os alimentos você pode optar por comprar as frutas e verduras da época , o que garante que você ofereça alimentos fresquinhos e com preço camarada. Alguns alimentos conservam o valor nutricional quando congelados e facilitam muito a sua vida, é o caso do brócolos , milho e ervilha .
Não se esqueça de escolher bem os alimentos, observando a aparência e o aroma .
Caso você não seja expert para identificar algum tipo , vale ir na casa da sua mãe, avó ou amiga e pegar umas dicas.Com o tempo você fica craque!
Ofereça água e suquinho seu bebê precisa estar sempre hidratado e mesmo assimcontinue oferecendo o leite materno pelo menos até 1 ano de vida, é essêncial para o desenvolvimento global do seu bebê. Consulte sempre o pediatra do seu filhote, lembre-se : CADA CASO É UM CASO.
BEijos e até amanha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Padece fiaaaa!